Selo Doar – Conceito “A”

Selo Doar – Conceito “A”

No dia 19/02/2018, o NCC Belém teve a satisfação de receber o certificado do Selo Doar, com conceito A. O Selo Doar tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT) ou o que passamos a denominar, a pedido das próprias organizações, de Selo Doar.

O PGT ou Selo Doar, foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados por diferentes organismos nacionais e internacionais, da literatura especializada em avaliação de organizações sem fins lucrativos e das práticas de empresas receptoras e concessoras de recursos para fins sociais e ambientais.

O Selo Doar pode ser resumido em cinco grandes campos: Causa e estratégia de atuação, Representação e responsabilidade, Organização e gestão institucional, Estratégia de financiamento, Transparência, prestação de contas e comunicação.

Instituto Doar começou sua atuação em 2013 no evento ONG Brasil. Era a oportunidade de mobilizar as mais de 500 organizações que estavam presentes através de duas frentes: O lançamento do Dia de Doar e o lançamento do Selo Doar.

E assim nasceu o Instituto Doar, incubando ambas as iniciativas. Sua missão é pura e simplesmente ampliar a cultura da doação no Brasil e no mundo.